AMANDA PRATES

Direção Musical:

“A Via Crucis do Corpo” (TU) (2008)

 

“Quando Alexander de Moraes me convidou para o trabalho, eu coordenava e integrava o Grupo Girau. Um grupo musical no qual consistia sua pesquisa na criação de composições e arranjos, inspirados pelos processos teatrais e/ou no trabalho do ator. Pensar a criação musical como uma trilha sonora, por mais "simples" que o seu contexto possa parecer, fazia a sonoridade se enriquecer de intenções, ações e imagens.

Por conta dessa maneira de pensar a música, fui convidada a realizar a direção musical do espetáculo Via Crucis do Corpo, juntamente com a Larissa Matos, também integrante do grupo musical falado acima.

Pesquisar, experimentar e dar condições para que a musicalidade do ator salte, se identifique e crie a cena, sempre foram 'chaves' importantes para o motim musical do espetáculo.

O jogo entre ação x som seja vocal ou instrumental implica numa qualidade de atenção, inerente à qualidade de presença do atuante, fazendo explodir 'times' significativos e cheios de sentidos.”

 

Amanda Prates Antunes Gonçalves é cantora, compositora, preparadora vocal e gestora cultural. Formada em Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais realizou diversos trabalhos, entre eles: Preparação Vocal dos espetáculos “O Firme Soldadinho de Chumbo”, de Simone Ordones e “Segunda Chamada”, de Chico Pelúcio, atores do renomado Grupo Galpão. Fundadora e integrante do Grupo Girau, idealizou e realizou o espetáculo e o álbum musical “Evoé! Música para Ser Vista”, inspirado na dramaturgia grega As Bacantes. Idealizou e coordenou o projeto da gravação do álbum Korin Ire, do terreiro de Candomblé Ilê Wopo Olojukan, além de integrar o coro, com lançamento em Março de 2020. Em 2019, foi artista convidada a participar da residência artística da companhia teatral Open Program – Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards, em Selçuk – Turquia. Atualmente se prepara para a gravação do seu primeiro álbum solo.

 

Foto: Acervo Pessoal

Última atualização: 07/07/2021