MostrATU 2021.png

Autoria: Carmen Marçal e Sol Markes - Comunicação e elaboração textual na equipe de produção da 5ª edição da MOSTRATU.

A mostra estudantil de cenas curtas do Teatro Universitário trouxe 35 apresentações gravadas e 1 ao vivo em sua 5ª edição, com programação que reuniu estudantes de diferentes escolas de teatro. O evento, que tem se tornado uma tradição no calendário escolar, adaptou-se para o formato virtual pelo segundo ano seguido.

Durante outubro de 2021, aconteceu, em formato online, a 5ª edição da MOSTRATU - Mostra de Cenas do Teatro Universitário da UFMG, com produção de estudantes da escola e apoio dos projetos de extensão T.U. Produção e Memória, Teatro no Ar e T.U. Convida. O evento acontece desde 2013 no Teatro Universitário e tem como principal objetivo propiciar o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos por estudantes. 

As obras apresentam linguagens artísticas e temáticas diversas. Além disso, partem de artistas ou grupos de 6 diferentes escolas de arte e 11 cidades. Integram, mediante proponentes, as seguintes escolas: Belas Artes - UFMG, CEFART, CICALT, Confesso Escola de Teatro, Teatro Universitário - UFMG e UFOP. Considerando a diversidade dos trabalhos, a veiculação das exibições se deu através do Instagram da ATU, do  Youtube do T.U., do Zoom e do SoundCloud da ATU

Além das apresentações de cenas enviadas pelos proponentes da mostra, compõe a programação do evento a realização de uma oficina gratuita para a comunidade da UFMG e público em geral, como forma de universalizar conhecimentos relevantes do campo cultural.

Para capacitar a comunidade interessada no assunto, foi convidada a produtora Daniele Sampaio para ministrar a oficina em 2021. Com uma carga horária de 12 horas, divididas em 4 dias, a oficina “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas | Por uma Escrita Cidadã” teve como objetivo, além do aprendizado acerca da dimensão histórica e de políticas públicas, propiciar a prática de escrita de projetos para agentes atuantes ou iniciantes no mercado cultural. A atividade foi oferecida conjuntamente à DAC - Diretoria de Ação Cultural da UFMG e à SIM! Cultura.

Dessa forma, a programação do evento incentivou a introdução e capacitação no meio artístico e cultural, tanto para os artistas que compartilham seus trabalhos, quanto as pessoas que cursam a oficina, além de, é claro, o público que acompanha as apresentações. Em meio a um contexto político e social amedrontador, busquemos nos fortalecer por meio da arte e do encontro. 

 

 

Sobre Daniele Sampaio

 

Daniele Sampaio é produtora, gestora cultural, curadora e pesquisadora de políticas culturais. Bacharela em Ciências Sociais e Mestra em Artes da Cena pela Unicamp. É fundadora da SIM! Cultura. Atua, desde 2006, em colaboração permanente com o ator Eduardo Okamoto. Realizou projetos em várias cidades brasileiras e também no exterior: Suíça, Espanha, Escócia, Marrocos, Kosovo e Polônia. É autora de “Agentes Invisíveis e Modos de Produção nos Primeiros Anos do Workcenter of Jerzy Grotowski” (2020), com pesquisa de campo realizada na Itália, e da obra “Elaboração de Projetos para o Desenvolvimento de Agentes e Agendas" (2021), ambos pela Editora Javali.

Segunda-feira | 11 de Outubro de 2021

Terça-feira | 12 de Outubro de 2021

Quarta-feira | 13 de Outubro de 2021

Quinta-feira | 14 de Outubro de 2021

Sexta-feira | 15 de Outubro de 2021