Autoria: Analu Diniz - Comunicação e pré-produção na equipe da 6ª edição da MOSTRATU.
De 17 a 21 de outubro de 2022, a MOSTRATU, evento estudantil de cenas curtas do Teatro Universitário da UFMG, recebe 18 propostas artísticas de alunes da escola e de diferentes instituições de formação artística de Belo Horizonte. Efetivando-se como tradição do T.U., a mostra chega a sua 6ª edição, retomando suas atividades presenciais após duas edições online.
Ao longo de 5 dias, foram apresentadas propostas cênicas elaboradas por estudantes do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart/FCS), Curso de Capacitação Profissional em Artes Cênicas (CCP), Confesso Escola de Teatro e Graduação em Teatro da Escola de Belas Artes (EBA/UFMG), além de cenas desenvolvidas por estudantes do próprio T.U. O evento, que acontece desde 2013, tem como objetivo propiciar o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos por artistas em formação, abrindo para trocas entre estudantes de outras escolas desde 2019.
O evento tem se consolidado progressivamente e ganhou ainda mais abrangência com o formato virtual nos anos de 2020 e 2021, expandindo o seu espaço de convívio e de experimentação para, assim, efetivar o intercâmbio entre linguagens dentro e fora da instituição. Juntamente ao retorno presencial de suas atividades, a mostra coincidiu com o aniversário de 70 anos do Teatro Universitário, primeiro curso de formação técnica em teatro da capital mineira e o mais longo em atividade, e também com a 22ª edição do FETO — Festival Estudantil de Teatro, em que as montagens “Além do Rio” e “GOLD” (respectivamente, com elencos compostos por estudantes e egressos do T.U.) integram a programação.
As apresentações da mostra se dividiram entre o prédio do Teatro Universitário (Campus Pampulha), Funarte e Centro Cultural UFMG. A produção, feita por estudantes do T.U., contou com o apoio do projeto de extensão T.U. Produção e Memória, T.U. Convida e PROCULT — Pró-reitoria de Cultura da UFMG.