lelena lucas.jpg

LELENA LUCAS

Assistente de Direção:

Instituto Primavera (Cefar(t)) (1990)

Atuou como professora de 1987 a 1997. Professora de percepção musical e expressão corporal nos cursos profissionalizantes de teatro e dança. Foi diretora do Cefar(t) na gestão do presidente Bartolomeu Campos de Queirós. Coreografou e dirigiu o espetáculo “Etervenidas” para o Grupo Experimental de Dança. Participou como coreógrafa e preparadora corporal em diversos espetáculos do curso de teatro. Entre eles, “Circo Bizarro” (direção Eid Ribeiro), “A Flor da Obsessão –Fragmentos” (direção Eid Ribeiro), “Musical Brecht” (direção Luiz Paixão), “Instituto Primavera” (direção Carlos Rocha).

 

Maria Helena Lucas nasceu em Belo Horizonte, em 1962, e iniciou seus estudos em dança no Transforma – Centro de Dança Contemporânea. Teve como professores Dudude Herrmann, Lydia Del Picchia, Carmem Paternostro, Angel Vianna, Freddy Romero, Paulo Buarque, Rolf Gelewski, Graciela Figueiroa e Jairo Sette  entre outros. Fez o curso de Musicalização da Fundação de Educação Artística e cursos de percussão, leitura rítmica e improvisação com Paulo Santos (UAKTI) e Rafael Anderson Guimarães. Foi uma das fundadoras do Centro Artístico Tangram, onde coordenou as áreas de dança e organização de eventos.

Como bailarina, integrou o Grupo Transforma e também participou de diversos espetáculos de grupos independentes. Foi integrante da Companhia Estupefato (grupo cênico musical), dirigida por Eduardo Guimarães Álvares. Foi diretora do Cefar(t) – Centro de Formação Artística da Fundação Clóvis Salgado (Palácio das Artes) onde lecionou as matérias Percepção Musical, Dança Contemporânea  e  Expressão Corporal  nos cursos profissionalizantes de Dança e Teatro, onde fez preparação corporal, assistência de direção e coreografia de diversos espetáculos. Ministrou aulas de Percepção Musical e Improvisação para o Grupo Primeiro Ato e Percepção Musical para o do Compasso – Companhia de Dança. É professora de Dança Contemporânea no Corpo Escola de Dança desde 1994 e coordenadora desde 2007.

Foto: Acervo Pessoal

Última atualização: 13/09/2021