Lucia.jpg

LÚCIA FERREIRA

Assistente de Direção:

"O Elogio da Loucura" (Cefar(t)) (1990)

"O Despertar da Primavera" (Cefar(t)) (1992)

"A Terra Prometida" (Cefar(t)) (2001)

"Fiz a preparação corporal em dez montagens dos formandos da Escola de Teatro Cefar(t)/FCS e assistência de direção em outras três, sendo em 1.990, Cara de Bronze, direção de Carmem Paternostro; 1.992, O Despertar da Primavera, direção de Fernando Linares; 2.001, A Terra Prometida, direção de Walmir José. Além de manter um diálogo permanente com os diretores e demais profissionais envolvidos nas montagens, orientei trabalhos individuais e/ou de pequenos núcleos de aluna(o)s durante todos os processos de criação.

Essas montagens realizadas durante um semestre letivo, mesmo com direções e conduções distintas por seus diretores, mantiveram uma orientação comum de priorizar a participação da(o)s aluna(o)s tanto na criação cênica quanto na dramaturgia, reforçando a proposta metodológica da escola. Durante os processos de montagens, a(o)s aluna(o)s também tiveram a oportunidade de conhecer ou participar efetivamente das diferentes etapas de produção."

 

Lúcia Maria Ferreira Rodrigues da Silva é  graduada  em História (UFMG); pós-graduada em Gestão Cultural (UNA). Bailarina, professora, coreógrafa, preparadora corporal e gestora cultural.

Integrou o Grupo Transforma, o Baleteatro Minas, entre outros. Atuou como professora no Transforma - Centro de Dança Contemporânea, Escola 1ºAto, Corpo - Escola de Dança, Teatro Universitário UFMG, e outras instituições de Belo Horizonte e interior de Minas Gerais. Foi professora no Cefar(t)-Centro de Formação Artística/Fundação Clóvis Salgado durante 30 anos. Ainda na Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes, por 21 anos, esteve à frente do Departamento de Pesquisa e Extensão, idealizando e coordenando um programa educativo em suas áreas de atuação (artes plásticas, cinema, dança, música e teatro) e promovendo cursos, palestras, oficinas e workshops. Idealizou, coordenou e produziu Mostras de Dança nacionais e locais. Dirigiu o Projeto Conexão Galpão/Galpão Cine Horto. Fez curadoria e/ou integrou comissões de seleção de Mostras de Teatro e Cinema.

Foto: Reprodução/Internet

Última atualização: 13/07/2021