Miriam Menezes .png

MIRIAM MENEZES

Direção de Artes Visuais:
"Zanzar" (Valores de Minas / 2014)

"Iniciei meu trabalho no Programa Valores de Minas em 2004 (antiga sede na Av. Andradas) e permaneci até 2014, exercendo a função de professora de Artes Visuais. A metodologia do Programa se dividia em duas etapas distintas, mas, interdependentes. Na primeira etapa, estudo das Artes Visuais, abordando História da Arte e várias técnicas, finalizando numa exposição coletiva dos trabalhos que se realizava na Galeria do Palácio das Artes.
Na segunda etapa, todas as áreas dedicavam-se a uma pesquisa comum do tema a ser trabalhado no espetáculo de formatura no final do ano. Cada área portanto, dedicava-se com seus respectivos saberes, a compor este grande encontro cênico: música, teatro, dança, circo e artes visuais; esta última, responsável pela criação visual do espetáculo (este formato foi sendo conquistado e elaborado ano após ano, com a participação cada vez maior dos estudantes na criação e também na confecção de muitas etapas da Cenografia e principalmente Adereçaria, que foi toda confeccionada pelos participantes). Além de ministrar aulas de Artes Visuais, e coordenar a produção de Adereçaria e Objetos Cênicos de 2004 a 2014, fui responsável por assinar a Cenografia dos espetáculos: “O Herói e a Armadura”, “A Lira e O Tambor”, “Garimpar” e “Zanzar”, numa proposta como dito de criação coletiva com os estudantes da área, orientando ideias e pesquisas, e formatando o projeto final."

 

 

 

Miriam Beatriz dos Santos Menezes é Cenógrafa e figurinista. Bacharel em Desenho pela Escola de Belas Artes da UFMG, estudou Cenografia e Cenotécnica com Raul Belém Machado e J.C. Serroni. Cenógrafa assistente de Raul Belém por mais de 20 anos em óperas e diversos outros espetáculos, paralelamente desenvolvendo projetos próprios desde 1996 em TEATRO (com Rita Clemente, Cyntia Paulino, Cida Falabella, Samira Ávila); DANÇA (Movasse, Cia. Fusion); SHOWS (Projeto Compositores , Zizi Possi, Paula Morelenbaun, Mano Down com Lenine e Zélia Duncan), entre outros. Ministrou aulas no Programa Valores de Minas, Centro Técnico da FCS, Arena da Cultura e atualmente no CEFART da FCS. 


.

Foto: Acervo Pessoal

Última atualização:  27/05/2022