4 DICAS DE FESTIVAIS DE TEATRO, ARTE E CULTURA PARA ACOMPANHAR DE CASA

Atualizado: Mai 29

Aposto que você está com saudade dos tão frequentados festivais de teatro, não é mesmo? A variedade de espetáculos, de bate-papos e de ações culturais são a principais marcas dos festivais atualmente.

Mesmo com o isolamento social alguns destes eventos estão acontecendo, porém de forma virtual, cada um com seu formato e sua criatividade.

Alguns festivais já existentes estão se reinventando, e outros estão surgindo também!


Que tal conferir alguns deles?



Profest Teatro - Cia Terceiro Sinal

Os festivais de teatro são um dos mais importantes meios de propagação do teatro nas cidades, e um dos importantes impulsionadores de grupos teatrais no país, não é mesmo? Sendo assim, a Cia de teatro Terceiro Sinal, de Congonhas - MG, fará uma edição especial do Profest Teatro: um festival online que acontecerá entre dos dias 28 e 31 de maio, ao vivo no Youtube e na página do Facebook da companhia (clique para acessar a página!)

O intuito é dar visibilidade às novas produções teatrais e promover o intercâmbio entre os grupos de todo Brasil, além de movimentar a cena cultural neste momento em que todos estão em isolamento.

O festival é competitivo e contará com grandes nomes do teatro como jurados.

Entre os selecionados para o festiva está o espetáculo de formatura do Teatro Universitário de 2019, +55, com direção de Fabrício Trindade e dramaturgia coletiva! A exibição do espetáculo será dia 30 de maio, às 18h.

Confira programação completa aqui!



Pan - Potências das Artes do Norte

Que tal conhecer os artistas do Norte do Brasil? O Pan é um festival artístico independente que celebra e promove as artes produzidas nesta região. A iniciativa surgiu como forma de tentar minimizar os impactos culturais causados pelo isolamento social e possibilitar que o público tenha acesso às obras sem sair de casa!

A programação está sendo transmitida via Zoom, desde o dia 11/05, com um bate-papo no final de cada sessão. Os ingressos estão à venda por este link, com valores a partir de R$ 5,00. A primeira edição do PAN conta com espetáculos do Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Tocantins, Rondônia e Acre. Além das apresentações, o PAN promoverá encontros e reflexões por meio das ações “Pensamento de Perto” e “Setorial da Região Norte”. Entre a programação - que ainda vai rolar - vão se apresentar os grupos: Cia Trilhares, Cia de Artes Fiasco, Coletivo UTC-4, e outros!

A programação completa do 1º PAN – Potência das Artes do Norte também está disponível para download.



Festival UP

Com o objetivo de aproximar o público e ajudar os artistas que estão impossibilitados de exercer a sua arte durante a pandemia, o Festival UP tem como foco artistas independentes. E este não é apenas um festival de teatro! Ele é também de música, literatura, humor e dança!

Você é artista e está procurando uma forma de renda nesse momento difícil? O Up! é remunerado e ficará aberto para inscrições até dia 12 de julho. Os artistas terão a oportunidade de enviar seus conteúdos que serão avaliados por uma curadoria e os selecionados serão disponibilizados na plataforma do Festival neste link!

Vamos assistir e fortalecer artistas independentes!

Deixamos aqui um vídeo de Ariane Lazário, atriz e egressa do Teatro Universitário, que está compondo os conteúdos maravilhosos desse festival!

Muito legal, né? Não deixe de acessar o festival e conferir outros artistas!




Petiz - Festival de Arte para Infância e Juventude

Neste momento em que estamos isolados em nossas casas, uma das maiores preocupações de quem tem crianças em casa é a formação e entretenimento da criança, não é mesmo?

O Petiz - Festival de Arte para Infância de Juventude é um projeto bienal e está na sua terceira edição! Inicialmente sendo um festival presencial, o Petiz tem o objetivo de discutir o papel da arte da formação da identidade de crianças e jovens e fomentar a produção artística voltada para estes sujeitos.

Nesta 3ª edição, o festival propõe o “Petiz em Casa”, oferecendo uma programação muito interessante, com espetáculos diversificados das várias linguagens da dança, música, teatro e circo. E o melhor: de forma totalmente gratuita! Os links dos espetáculos selecionados estarão disponíveis entre os dias 15 a 25 de maio, na plataforma do projeto, neste link. Neste mesmo lugar irão acontecer mediações culturais para as mamães e os papais praticarem com as crianças, antes ou depois do espetáculo!

Fique ligadx na data para conferir este evento!


Clique e acompanhe estes perfis! Gostou das nossas dicas?

Tem alguma sugestão para nos enviar?

Comente neste post ou nos diga em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fique ligado, e acompanhe nossas postagens e dicas!

0 visualização
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone