5 DICAS DE ESPETÁCULOS MINEIROS PARA VOCÊ ASSISTIR ONLINE

Atualizado: Mai 29

Em tempos de pandemia, como a cultura se fortalece?

Neste momento, artistas e público não podem exercer aquilo que faz o teatro existir. Por isso, autores e grupos teatrais brasileiros propõem como ação simbólica uma corrente de exibição de vídeos dos seus espetáculos, performances e teasers.

Assim, surgiu nas redes sociais a hashtag: #TeatroParaTemposIsolados.

A Equipe Mistura preparou pra você algumas dicas de espetáculos teatrais mineiros imperdíveis para você conhecer ou rever em seu período de isolamento



Romeu e Julieta - Grupo Galpão (Clique aqui)

O espetáculo considerado um marco na trajetória do Grupo Galpão e do teatro brasileiro da década de 90, Romeu e Julieta está disponível na íntegra para o público. O grupo realizou uma das mais significativas apresentações da peça no Shakespeare’s Globe Theatre, na Inglaterra - Teatro que já pertenceu à Shakespeare, o escritor da dramaturgia de Romeu e Julieta. A apresentação disponibilizada ao público ocorreu na Praça do Papa, em Belo Horizonte, onde milhares de pessoas tomaram a enorme praça para assistir o tão aclamado espetáculo.



Madame Satã - Grupo dos Dez (Clique aqui)

Dirigido por João Das Neves aos 80 anos de idade, figura extremamente importante do teatro mineiro, Madama Satã é um espetáculo até hoje elogiado pela crítica teatral. A personagem - Madame Satã - é escolhida pelo grupo para falar de um universo que o grupo denomina como invisível: a prostituição, a pobreza, o racismo, homofobia, transfobia e toda violência em que a sociedade se cala frente à intolerância. A história conta João Francisco dos Santos, um dos 18 filhos de uma família pobre, trocado por uma égua e que, a duras penas, tornou-se uma figura mitológica da Lapa caioca sendo preto, pobre e homossexual, no século XX. Cem anos depois, o que mudou?



À Tardinha no Ocidente - Primeira Campainha (Clique aqui)

Em tempos políticos fortes, essa peça se faz importantíssima para espectadores de qualquer idade. A peça, apresentada na rua e composta por um elenco de cinco mulheres, conta a história do Brasil República de um ponto de vista diferente, em que todos estão num verdadeiro jogo de poder e disputa: Rê (República), Mona (Monarquia), Dita (Ditadura), Ana (Anarquia) e Tops (Utopia) entram em conflito sobre o que brincar. Nessa disputa ninguém sai ileso, todos jogam e um país é construído (ou destruído).




O gol não valeu! - ZAP 18 (Clique aqui)

Um dos grupos entrevistados pela Equipe Mistura, a ZAP 18 disponibiliza para o público o espetáculo “O gol não valeu”, dirigido por Cida Falabela, que conta a trajetória do menina Riva, apaixonado pelo esporte e torcedor de um time que nunca ganha. Um espetáculo pra toda família, com discussões super interessantes!




No Pirex - Armatrux (Clique aqui)

O espetáculo No Pirex, do grupo Armatrux e direção de Eid Ribeiro despensa a palavra para narrativa e conta sobre o encontro de cinco personagens completamente grotescos e surreais em volta de uma mesa de restaurante. Totalmente instigante e interessante, o espetáculo é completamente corporal e trata de relações de poder, sexo, o amor e a morte.

Quer saber mais sobre o Grupo armatrux? Clique aqui e assista aos episódios completos da nossa entrevista com o grupo!


E o teatro se une, e se fortalece! Gostou das nossas dicas?

Tem alguma sugestão para nos enviar?

Comente neste post ou nos diga em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fique ligado, e acompanhe nossas postagens e dicas!


0 visualização
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone