top of page

O que a MOSTRA mostra?

Atualizado: 13 de out. de 2020

Por Alexandre Ribeiro Nunes e Carmen Marçal


A Mostra TU é mais um momento de abertura do Teatro Universitário para a sociedade. Nela, alunes assumem a produção dos próprios trabalhos, com liberdade criativa e exercitando suas visões artísticas. O compartilhamento desses processos é essencial para o crescimento de cada artista. Assim, o que a Mostra mostra é dividir e multiplicar.

Agora, em 2020, toda a mostra foi repensada. Como movimentar artisticamente alunes em meio ao isolamento social? Surge então a ideia da 4ª edição da mostrATU, com iniciativa e produção da ATU, totalmente adaptada ao ambiente remoto/virtual/online.


A Teatra Universitária (ATU) é uma ação de alunes do TU, que nasceu em meio à pandemia de 2020, com o objetivo de criar e fortalecer redes diversas entre artistas.

A MostrATU - 4ª edição - acontecerá do dia 13 a 23 de novembro, e contará com 17 cenas gravadas, 4 lives e uma oficina ministrada por Vinícius de Souza - Dramaturgia Contemporânea: como escrever no labirinto. Além de alunes atuais da escola, participam dessa edição ex-alunes do TU, alunes do CEFART e uma aluna do CICALT.


A postagem e a transmissão das obras serão feitas através do feed do Instagram da ATU (@atu.ateatrauniversitaria) e através do YouTube do Teatro Universitário.


 

1ª edição - 2013


Em novembro de 2013, em continuação a comemoração dos 60 anos de Teatro Universitário (1952-2012), foi realizada a primeira Mostra TU. A mostra foi realizada na Funarte-MG, lugar importante para a cena artística mineira, sob a coordenação do professor Rogério Lopes. O evento contou com aulas abertas, apresentação de atividades desenvolvidas na escola e artistas convidades.

Um dos destaques da programação foram as apresentações do espetáculo “Capitães de areia” do Teatro&Cidade – Núcleo de Pesquisa Cênica, grupo criado no mesmo ano e composto por ex-alunes do Teatro Universitário da UFMG.


Fotos: Naum


2ª edição - 2018


Após cinco anos, em 2018, o evento retornou, já no prédio do Teatro Universitário no Campus Pampulha da UFMG. Nesta edição, o professor Rogério incentivou ês alunes a inscreverem cenas desenvolvidas para além da grade curricular do curso técnico em teatro. Fato que abriu espaço para o envolvimento de estudantes na produção e na proposição do cronograma do evento.

A programação era composta por três palestras, uma mesa redonda e treze cenas curtas de alunes, além do espetáculo convidado "No soy un Maricón!", da companhia Toda Deseo, por meio do projeto de extensão TU CONVIDA, que desde então tem dado apoio ao evento, assim como o PRODUÇÃO E MEMÓRIA, outro projeto de extensão da escola.



3ª edição - 2019


Já em 2019, a produção do evento foi encabeçada por estudantes. As criações cênicas, também, foram feitas por alunes, e dessa vez abriu-se espaço para a participação de cenas convidadas do CEFART, outro centro de formação importantíssimo para a cidade. No último aconteceu a apresentação do espetáculo convidado "Banho de Sol", da Cia Zula.



Com o intuito de entendermos como o evento de 2019 impacta diretamente na mostra deste ano, o que poderia ter funcionado melhor ano passado, e, principalmente, quais são as contribuições na vida de quem participa, conversamos com uma das produtoras da mostra TU 2019: Jéssica Alcântara - hoje, aluna do terceiro ano do TU.



Essa entrevista é uma produção de Alexandre Ribeiro Nunes, Carmen Marçal e Jefferson Góes, com edição de Gabriel Beltrão. Uma realização da ATU, em parceria com a plataforma Mistura, do projeto Produção e Memória, do Teatro Universitário da UFMG .


 

Convidamos para que acompanhem a mostrATU!

Tem muita gente maravilhosa.

Só vem que tem!

 


Alexandre Ribeiro Nunes é graduando em Relações Públicas e aluno do segundo ano do Teatro Universitário



Carmen Marçal é graduanda em Letras - Estudos Literários e aluna do segundo ano do Teatro Universitário.

150 visualizações0 comentário
bottom of page