11 DICAS DE ESPETÁCULOS ONLINE DAS CINCO REGIÕES DO PAÍS

Atualizado: Mai 29

Olá, quarenteners! Você se lembra do nosso post sobre 5 dicas de espetáculos para assistir online? (Não? Clique aqui e veja!)

Desta vez separamos dicas de espetáculos teatrais divididas por região do país!


Que tal conhecer o teatro de outros lugares?



Luiz Lua Gonzaga – Grupo Magiluth (Assista aqui!)

Você conhece o grupo Magiluth? É um coletivo da cidade de Recife com mais de 15 anos de trajetória! No espetáculo “Luiz Lua Gonzaga”, estreado em 2012, o grupo celebra o centenário do Rei do Baião, tendo como base questões acerca do viver no nordeste e a memória popular. O espetáculo conta a história de pessoas que esperam pela chuva e pelo retorno de um rei, enquanto divagam sobre o que é ser e viver no Nordeste. Na sua construção, o projeto contou com o patrocínio da Funarte através do prêmio Funarte Centenário Luiz Gonzaga!


Outro espetáculo está disponível para o público: “Viúva, porém Honesta” e está disponível neste link!


Gostou? E não para por aí: o grupo Magiluth está produzindo conteúdo nesta quarentena e apresenta um trabalho inédito nomeado ‘Tudo que coube numa VHS – Experimento social em confinamento’! Será apresentado de quinta a domingo, até o dia 31 de maio. As sessões serão ao vivo e online, com dia e horário marcados, com apenas um espectador por vez. A proposta é conduzida em etapas e constrói uma narrativa baseada em fragmentos de outras plataformas, como mensagens de Whatsapp, músicas, vídeos e e-mails.

Para informações de participação, os interessados devem entrar em contato por meio da fanpage do Magiluth no Facebook, ou pelo Instagram do Grupo.




Aqueles Dois – Cia. Luna Lunera (Assista aqui!)

Você não vai querer deixar de assistir este espetáculo! “Aqueles Dois” é um espetáculo premiadíssimo da Cia Luna Lunera - recebeu Prêmio Shell São Paulo de 2009 como melhor iluminação, fora ter sido indicado à outras duas categorias! O espetáculo baseia sua dramaturgia no conto do escritor Caio Fernando Abreu, contando a história de dois personagens: Raul e Saul, e a construção de uma relação entre estes dois funcionários de uma repartição, em sua rotina monótona. Entretanto, essa relação acaba gerando incômodo nos demais colegas de profissão. É um espetáculo lindíssimo que possibilita muitas reflexões acerca das relações humanas, e agora está disponível para você assistir da sua casa!


E você ainda pode assistir outro espetáculo do grupo: “Urgente”, que está disponível neste link.




Viúvas – Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz (Assista aqui!)

A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz, surgida em 1978 no Rio Grande do Sul, construiu ao longo de mais de quatro décadas uma trajetória que marcou definitivamente as possibilidades do fazer teatral brasileiro! Com o propósito de levar o teatro para a rua, o grupo rompeu a tradicional performance cênica do sul do país, limitada à salas de espetáculos. Baseados em preceitos de Antonin Artaud e do teatro revolucionário, as possibilidades da encenação investigadas deram ao grupo uma estética ímpar, com entrelaçamentos dramatúrgicos, musicais, plásticos e experimentativos!


Muito interessante, não é? E é possível assistir online à “Viúvas - Performance Sobre Ausência”, uma performance que retrata mulheres de um pequeno povoado às margens de um rio que lutam pelo direito de saber onde estão os homens desaparecidos ou mortos pela ditadura civil/militar instaurada em seu país.

A pesquisa teve como base o texto de Ariel Dorfman sobre a territorialidades latino-americanas e a sua recente história, e resultou numa analogia aos acontecimentos das últimas décadas na América Latina e a necessidade de manter viva a memória de um período de atrocidades, para que o mesmo não ocorra outra vez. Não perca a oportunidade de assistir a este espetáculo!

Também foi disponibilizado pelo grupo os espetáculos: “O Amargo Santo da Purificação” (neste link) e “A Missão: Lembrança de uma Revolução” (neste link)




As Mulheres do Aluá – O Imaginário (Assista aqui!)

E seguimos conhecendo arte de todo o Brasil! O espetáculo “As Mulheres do Aluá” do coletivo O Imaginário, de Rondônia, abriu a agenda de apresentações Palco Giratório, em 2018, no Sesc Ginástico, levando ao público histórias de violência contra mulheres durante o ciclo da borracha e a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, num período quando o “pensamento-homem” determinava as condições da existência da mulher. Histórias marcadas por violências e dificuldades no passado amazônico.


O coletivo surgiu em 2005 e realiza produções voltadas para a mitologia amazônica e as histórias da região, por meio do imaginário popular, criando novos meios de se comunicar com o público e colocando em debate realidades acerca do viver amazônico. Além de contemplarem as edições de 2010 e 2018 do projeto Palco Giratório, o grupo participou da VII Mostra Latinoamericana de Grupos em 2012, sendo elogiado pela crítica internacional!


Além deste espetáculo super importante de assistir, você pode assistir ao espetáculo “Filhas da Mata”, neste link.



Poéticas Urbanas – Andaime Cia de Teatro (Assista aqui!)

Baseado no livro “Entreaberta”, de Patrícia Del Rey, a Andaime Cia de Teatro, de Brasília, traz “Poéticas Urbanas”, espetáculo de rua que aborda os dilemas enfrentados por mulheres em seus relacionamentos amorosos e no cotidiano urbano.


A peça conta história de mulheres passageiras de um inferno particular que ocupam as ruas com poesias transformadas em cenas onde tudo é romance. A Cia propõe um contato mais íntimo com as ruas, os automóveis, os edifícios e, sobretudo, os pedestres. A dramaturgia se dá por poesias vertidas em pequenas cenas, estabelecendo uma linguagem mista de teatro e performance. Foi contemplada pelo Prêmio Sesc do Teatro Candango (2016) na categoria “Melhor Espetáculo de Rua”. Esteve, também, na programação do Palco Giratório DF (2017), e foi selecionado para o Cena Contemporânea (2017).


Criada em 2007, na Universidade de Brasília, a Andaime Cia de Teatro atua nas diversas esferas da linguagem teatral. E você também pode assistir ao espetáculo:

“Dois ou Três Dedos”, neste link. Confira agora mesmo!




Clique nas dicas e assista à estes espetáculos! Gostou das nossas dicas?

Tem alguma sugestão para nos enviar?

Comente neste post ou nos diga em nossas redes sociais: Facebook e Instagram.

Fique ligado, e acompanhe nossas postagens e dicas!

0 visualização
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branco Facebook Ícone